5 ferramentas de inteligência artificial para designers

5 ferramentas de inteligência artificial para designers

O crescente uso de ferramentas de inteligência artificial, principalmente quando usada para substituir a criatividade humana, tem sido motivo de preocupação e discussão nas áreas criativas. Uma ameaça, uma oportunidade, o início do apocalipse ou a melhor invenção desde a roda, as opiniões divergem e a verdade encontrar-se-á, provavelmente, algures num meio termo. 

O que é certo é que o engenho, criatividade e, especialmente, sensibilidade humanas nunca poderão ser substituídas e, por isso, a inteligência artificial poderá ser vista como um poderoso aliado, uma ferramenta e não um opositor. É com esse ponto de vista que deixamos aqui uma lista com 5 ferramentas que se servem de inteligência artificial e que podem ser muito úteis no teu dia-a-dia como designer!

Khroma

Escolher as cores certas para um projeto, seja um branding, um poster ou um post é (quase) tão difícil como escolher a tipografia perfeita.

Existem já diversas opções de plataformas para recolher inspirações, paletas e combinações de cores, o que a Khroma oferece de diferente é que utiliza machine-learning para filtrar as cores que mais gostas e oferecer sugestões personalizadas que podes visualizar combinações de fundo / tipografia, gradiente, paleta ou imagem personalizada.

Tal como outras plataformas, também permite guardar as tuas cores favoritas e recolher os respetivos valores RGB, CMYK ou hexacode, para além do rating do ContrastChecker da WebAIM das combinações fundo e fonte (no nosso artigo “Acessibilidade na web: como desenhar para todos podes saber mais sobre a importância do contraste nas cores que utilizas e outras normas fundamentais de usabilidade).

 

Autodraw

Uma ferramenta útil (e um excelente auxiliar para um jogo de Pictionary), o Autodraw é uma plataforma que interpreta o esboço que fazemos desenhos com aspecto mais polido e profissional, em vários estilos. Pode ser útil para desenhar rapidamente pequenos elementos como ícones. 

 

Se é a ferramenta mais poderosa desta lista? Não. Se é a mais divertida de testar? Definitivamente.

Vance

Não é incomum ter de incorporar imagens com má qualidade num design, quer se trate de um post para o Instagram, de uma foto de equipa para um website ou de uma imagem para uma revista (quem nunca recebeu fotos incorporadas num Word, que atire a primeira pedra!).

É aqui que entra o Vance, uma plataforma que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens. Podes aumentar, manipular o blur ou o ruído, aumentar a nitidez e outros retoques. Dispõe, ainda, de uma ferramenta de recorte de fundo que surpreendeu pela positiva e ainda de outras funcionalidades como um gerador de imagens, uma ferramenta de restauro de fotos antigas e um efeito cartoon.

VisualEyes

Já sabemos que uma das fases mais importantes de criação de um website / aplicação é testar. Apesar de importante, testar pode ser também um processo demorado e dispendioso e o VisualEyes pode dar uma ajuda.

Através de inteligência artificial, esta plataforma simula o o eye-tracking de um determinado design, criando os heat maps para nos ajudar a perceber o que está bem e o que poderia ser melhorado. Se antes era necessário publicar um website e recolher dados durante um período, agora é possível simular e fazer correções mesmo antes de publicar.

Uizard

O Uizard foi, sem dúvida, das ferramentas que me deixou com mais vontade de (comprar e) explorar mais. 

Com um editor drag-and-drop e recursos de AI, é possível projetar e criar wireframes, maquetes e protótipos de interfaces para desktop e aplicações móveis, para além de oferecer ferramentas para gerar os heat-maps e texto. As ferramentas de AI permitem ainda gerar novos designs de interface a partir de prompts de texto, converter esboços desenhados à mão em wireframes e transformar capturas de tela em designs editáveis.

Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?