10 DICAS VALIOSAS DE SEO
Tens andado numa luta constante com o Google para que sejas a sua primeira opção?
Tens andado numa luta constante com o Google para que sejas a sua primeira opção? Sei que estás farto de ser posto em segundo plano e tratado como uma segunda opção. Apesar de o cenário ser desgastante, não desistas. Mostra-lhe alguma dedicação e conquista-lhe o coração com estas dicas.
1. Criação de títulos únicos e concretos
- Escolhe um título que descreva exatamente o tipo de conteúdo presente na tua página web.
- Cada página deve ter um título distinto das demais e adequado ao seu conteúdo. Desta forma, o motor de buscar terá mais facilidade em fazer distinção dos temas tratados em cada página, aumentando a probabilidade de ser mostrada como resultado de pesquisa.
- Os títulos devem informar o utilizador, mas serem curtos e de fácil perceção. Caso o título seja longo, o Google pode mostrar apenas parte do conteúdo.
2. Utilização de Meta Tag descritiva
- Escreve uma descrição que indique e capte a atenção aos utilizadores acerca de um determinado tema.
- Tal como nos títulos, utiliza meta tags distintas para cada página do teu webiste. O Google irá ter maior facilidade em distinguir os temas específicos de cada uma das partes do website.
3. Investe na estrutura dos teus URLs
- Utiliza palavras correspondentes ao conteúdo e estrutura do teu website. O URL vai tornar-se mais facilmente memorizável, aumentando a possibilidade de serem hiperligados.
- Cria um diretório com uma estrutura simples. Desta forma, os utilizadores conseguirão determinar onde eles se encontram nas páginas web.
- Uniformiza os URLs de acesso ao teu website através do redirecionamento 301 ou da forma canónica (aqui deves pedir ajuda a um IT, não tens que percorrer a jornada sozinho).
4. Simplifica a navegação do teu website
- Cria uma hierarquia simples de hiperligações através da simplificação do processo de passagem da homepage para uma página secundária. Vais melhorar a experiência do utilizador!
- Controla o texto na navegação do teu website, assim o Google terá a capacidade de fazer um rastreio mais eficaz.
- Cria uma página que mostre a organização do teu website, com as páginas mais relevantes, seguidas das mais específicas. Utiliza HTML sitemap no website e XML sitemap para garantir que o Google reconhece a estrutura e o indexa corretamente.
- Personaliza a página de erro 404 de forma a reencaminhares o utilizador para uma hiperligação válida, melhorando a sua experiência.
5. Distribui conteúdos e serviços de qualidade
- Escreve texto de fácil leitura.
- Organiza a informação por temas e tópicos, dividindo-a de forma coerente e clara.
- Dá novidades e partilha novos conteúdos para dares razões aos utilizadores para voltarem e atraíres novos visitantes.
- Desenvolve o conteúdo a pensar no utilizador, sem esquecer a importância da acessibilidade dos motores de busca.
6. Atenta ao texto âncora
- Opta por texto descritivo e aproveita-o para fornecer informação rápida ao utilizador
- Formata as hiperligações para se torne facilmente distinguível o texto âncora do normal.
- Quando usado internamente, no teu website, o texto âncora pode facilitar os utilizadores e o Google na navegação.
7. Otimiza as imagens
- Os textos dos atributos alt devem ser otimizados, preferencialmente com frases curtas, mas que identifiquem o conteúdo.
- No caso de usares uma imagem como ligação, ao utilizares o alt a imagem pode ajudar os motores de busca a perceber qual a página a que esta está ligada.
- Fornece um mapa de site para imagens para ajudares o Googlebot a perceber que informação contêm as imagens.
8. Usa as heading tags de forma apropriada
- Utiliza palavras e informações que podem interessar ao utilizador.
- Não exageres para não dificultar o entendimento dos conteúdos por parte do utilizador.
9. Usa o robots.txt eficazmente
- Adequa a forma de proteção de acordo com o grau de sensibilidade da informação. Conteúdo confidencial não deve ser protegido com este ficheiro devido à possibilidade de referenciação pelos motores de busca caso exista alguma ligação na web a esse URL. A melhor alternativa á a utilização de passwords.
10. Está atento ao atributo rel=”nofollow” para hiperligações
- Combate spam de comentários.
- Adiciona automaticamente “Nofollow” a comentários, mensagens ou publicações.
Pede ajuda aos teus parceiros ou colegas de trabalho da área de IT para que possas implementar o teu plano de conquista na perfeição. O Google vai render-se aos teus encantos.