Tendências do Design Gráfico para 2023
O caos pós-pandémico provocou uma rápida mudança social e tecnológica que contribuiu para a mudança da forma como as marcas e negócios comunicam visualmente. À medida que nos afastamos mais da pandemia, temos tentado abordar o branding, o design digital e impresso de forma mais inovadora. Comparativamente a tendências passadas, 2023 destaca-se pelos vídeos curtos que rompem os feeds estáticos e pelo nosso apetite de experiências virtuais com o desenvolvimento do metaverso. De forma geral, o tom destas tendências é definido por um mood futurista, com gradientes líquidos e logos sci-fi.
1. O metaverso
O mercado da realidade virtual teve um grande crescimento nos últimos tempos, e os designers aproveitaram e expressaram-se através do potencial desta tecnologia.
Este ano, as imagens criadas por inteligência artificial apoderaram-se da internet com o lançamento do site OpenAI’s DALL-E 2 – um gerador de imagens online que cria imagens baseadas em descrições textuais. Estes programas estão a permitir que a arte gerada por inteligência artificial seja acessível para todos e em 2023 as imagens produzidas por esta tecnologia vão conquistar o mundo. É possível vermos aqui algumas explorações deste conceito, que acredito que vai continuar a mudar a maneira como pensamos no design e no mundo à nossa volta.
2. Tipografias que dominam
Depois do domínio das fontes serifadas, os logótipos com este tipo de tipografia estão a chegar a um ponto de saturação. A “frescura” das tipografias mais geométricas sem serifa apresentam um estilo mais limpo e minimalista, que também melhora a legibilidade e a acessibilidade em apps ou websites.
2.1. Fontes Alargadas e Distorcidas
Como vimos anteriormente, a saturação das fontes serifadas impulsionou uma procura por fontes que sejam diferentes. As fontes com serifas mais alargadas são o próximo passo evolucionário que tenta juntar a limpeza típica das sans serif com as características mais peculiares das serifadas. Este género de tipografia transmite uma sensação mais amigável e otimista, sendo até mais apropriada para branding familiar ou produtos infantis, embora consiga manter a elegância.
2.2. Tipografia Condensada
As letras esticadas fazem parte de uma das tendências tipográficas mais peculiares de 2023, mas a tendência do metaverso aliado às fontes tradicionais confere aos designs uma espécie de realidade fraturada e faz com que os espectadores parem para um segundo olhar.
Mas a tipografia mais condensada é arrojada e impactante, e foi sempre uma arma secreta para atrair atenção, mesmo quando o espaço é limitado. Em 2023, e alinhadas com o movimento do metaverso e estilo futurista, as fontes condensadas vão tornar-se o centro das atenções na área editorial e anúncios. Este tipo de tipografia condensada pode ser um bocado forte, por isso pode-se escolher uns esquemas de cores mais neutros para equilibrar, ou usar o preto e cores néon para intensificar.
3. Misticismo
No contexto de design, o misticismo envolve iconografia relacionada com astrologia e divindades e podemos encontrar simbolismos populares como signos do zodíaco, flores de lótus e geometrias sagradas. De um ponto de vista apenas visual, estes símbolos têm uma certa delicadeza, são feitos com linhas finas e curvas orgânicas que transmitem leveza. As imagens de luas, estrelas e meditações evocam paz e até um escape das preocupações terrestres. Tudo isto confere a esta tendência um apelo em massa, mesmo que não se acredite em tarot, não deixa de ser possível experienciar a serenidade destes designs místicos.
4. Revivalismo Punk
O punk é uma contracultura rebelde com raízes no movimento Dada de 1920. Mas em 2023 vai testemunhar um revivalismo, cada vez mais as pessoas encontram uma causa para protestar contra sistemas falhados. Esteticamente, o punk é caracterizado por técnicas caseiras, como letras mal desenhadas, recortes, fontes tipográficas contrastantes e colagens caóticas. O design punk é uma rejeição ao decoro e não tem medo de ser desarrumado porque a vida é desarrumada e as pessoas acabam por encontrar conforto nesta honestidade. Estes arranjos aleatórios são tão energéticos que quase que é possível ouvir a frustração nos graffitis.
5. Vintage Minimalista
A abordagem desta tendência implica que os designs não pareçam imediatamente retro, e optam por uma paleta de cores mais subtil ou um estilo referente a determinada época traduzida para os dias de hoje. Em 2023, muitos designers têm optado para ilustrações com traço minimalista que são divertidas e humorísticas. Como estas ilustrações são tao minimalistas, podem levar com cores bastante luminosas e ofuscantes sem assoberbar o espectador.
6. Gradientes Abstratos
Os gradientes já têm sido tendência há algum tempo, e mesmo assim conseguem sempre surpreender-nos. O ano de 2023 não vai ser exceção, mas desta vez eles aparecem em formas abstratas e difundidos. As formas orgânicas dos gradientes abstratos criam uma sensação de leveza em harmonia com cores efervescentes. As arestas vincadas dão um toque de realismo, mas devido às suas cores suaves são naturalmente calmantes e a fluidez dos gradientes aumentam este efeito. Os gradientes “líquidos” são a melhor maneira de dar uma reviravolta a esta tendência, sejam eles brilhantes ou texturados, parecem mais libertos que os seus predecessores e conseguem trazer movimento a imagens estáticas quase de forma impercetível.
7. Motion Graphics
Embora o conteúdo em vídeo não seja propriamente novo, a sua popularidade mudou a paisagem da internet. Todas as marcas juntaram-se a esta tendência de vídeos curtos nos seus canais sociais com conteúdos que agarram o espectador mais tempo do que qualquer imagem estática. Mas os feeds sociais não são o único local onde estão presentes, muitas empresas têm usado esta tendência nos seus designs UX, nomeadamente em landing pages ou páginas de informação de produto.
O misticismo, gradientes abstratos oferecem serenidade através de designs inspiradores. As ilustrações retro acalmam espectadores com a nostalgia do passado enquanto a inteligência artificial olha para o futuro. E, apesar de tudo isto, o punk regressa para se revoltar contra o estado geral do mundo.
O mundo do design está constantemente em evolução e os eventos que ocorrem têm sempre grande influência na forma como vemos o mundo. Nas tendências de design para 2023 podemos ver o design gráfico intimamente ligado à consciência pública em que cada tendência está ligada às preocupações das massas, são reflexos do estado do mundo e escapes criativos das nossas mentes face a situações desconcertantes.