Sustentabilidade no Design Gráfico: construir um futuro criativo mais verde

Sustentabilidade no Design Gráfico: construir um futuro criativo mais verde

 

Quando falamos de sustentabilidade no design gráfico, falamos da criação de prints e trabalhos digitais que não causam nenhum efeito nocivo para o ambiente. Isto envolve o uso de materiais ecológicos, do mínimo de recursos possível, de ferramentas digitais e de designs que incentivam as boas práticas.

Na dinâmica área que é design gráfico, tem havido uma mudança que transcende a estética e nos transporta para uma consciência ambiental. À medida que as alterações climáticas se tornam problemas globais, os designers estão a reconhecer o papel que desempenham.

Este artigo explora essa intersecção entre a sustentabilidade e o design gráfico através de boas práticas e da inovação e o impacto que um design ecológico pode ter tanto na indústria criativa como no planeta.

1. O que é sustentabilidade no design gráfico

Sustentabilidade diz respeito à necessidade de utilizarmos os recursos naturais de forma responsável. No design gráfico, isto significa que devemos ser conscientes na forma como o nosso trabalho pode afetar o ambiente, desde o seu início até ao fim do projeto. Isto inclui o impacto dos materiais utilizados, o seu fabrico, o transporte e o seu fim de vida.

O design gráfico tanto pode ser em papel como digital, e para cada um temos de ter em consideração coisas diferentes para manter o design o mais ecológico possível. De uma forma geral podemos afirmar que o design digital tem menos impacto no planeta. No entanto, isto não impede que se possa imprimir os designs em papel ou em produtos, desde que seja sustentável!

É necessário mudar alguns hábitos e ter mais conscientização dos problemas ambientais que o design gráfico pode causar, sem teres de sacrificar a tua criatividade. Isto significa que podes tentar reduzir o uso de recursos naturais, minimizar o impacto ambiental e deixar uma pegada mais reduzida, criando peças que são recicláveis ou biodegradáveis.

2. Precisamos de design gráfico sustentável?

Nos últimos anos, a comunidade de design tem visto uma mudança no paradigma para praticas mais sustentáveis. Os designers estão a reconhecer o poder que têm em alterar perceções, comportamentos e o mundo. O design gráfico sustentável vai além da aparência visual e tem uma abordagem que considera todo o ciclo, desde a sua conceção à sua eliminação.

O mundo encontra-se numa situação critica e toda a gente, incluindo os designers, tem um impacto no planeta porque todos precisamos de usar recursos para tudo o que fazemos e produzimos. A desflorestação está a destruir ecossistemas e a colocar vidas em risco, enquanto a produção do papel produz poluição no ar e na água. Um designer necessita de considerar o impacto que o seu design irá ter, tanto a nível sociológico como ambiental. Precisamos de criar uma abordagem mais verde!

3. Princípios de um design gráfico sustentável

Design sustentável é um conceito amplo que pode ser aplicado de diversas maneiras, usando materiais da forma mais sustentável possível.  O objetivo de um design gráfico sustentável é construir visuais de forma estética e educacional, mas com um impacto mínimo no nosso planeta.

Peças gráficas sustentáveis podem afetar menos o ambiente se forem construídas com recursos reutilizados, reciclados ou reprocessados e se seguirem estes princípios:

  • Prevenção: reduzir a quantidade de desperdício produzido
  • Menos é mais: uma abordagem que reduza o número de componentes num design, optando pelos mais importantes
  • Economizar: ao reduzir o material necessário para produção, também o preço de fabrico é reduzido
  • Design ecológico: limitar o desperdício e ter em consideração os seus efeitos

4. Como aplicar o design sustentável

Um dos principais contributos para uma pegada ecológica reside na escolha dos materiais e nas técnicas de impressão. Optar por papel reciclado, materiais que provêm de uma fonte responsável e tintas de base vegetal são algumas das opções que podem tornar o design gráfico mais sustentável.

Adicionalmente, inovações a nível de impressão digital e packaging sustentáveis reduzem desperdício e fomentam um processo de design mais ecológico.

Algumas táticas que podem ser usadas para criar um design mais sustentável são:

  • Tipo de material: isto inclui papel reciclado e outros tipos de papel que seja feito de matérias renováveis e tintas não-tóxicas
  • Energia sustentável: usar energia sustentável para o computador e outros equipamentos
  • Métodos de impressão: usar outros tipos de impressão – como a litografia, que reduz o desperdício e o consumo de energia – ou impressão digital, que usa menos químicos nocivos
  • Biodegradável: o packaging deve ser biodegradável sempre que possível
  • Quantidade de material: usar as redes sociais como meio de comunicação digitais em vez de imprimir um poster ou flyer

É importante que cada designer esteja consciente dos desafios que enfrentamos e do papel que desempenhamos. Sustentabilidade no design gráfico não é apenas uma moda, é uma responsabilidade.

É essencial reconhecer o potencial de um design gráfico para melhorar a nossa pegada no ambiente e parece que materiais reciclados e energia renovável não são suficientes. Como designers, temos a capacidade de influenciar perceções e comportamentos numa escala global. Ao usar materiais ecológicos, reduzir o desperdício e defender práticas sustentáveis, a comunidade de designers pode construir um futuro criativo mais verde. À medida que tentamos equilibrar criatividade e consciência ambiental, as escolhas que fazemos hoje irão deixar um impacto no amanhã!

Vê mais artigos deste Autor

Sara Madureira

Designer
Ilustração de Computador com elementos associados ao Design e a mitos: Boomer

Design: 5 mitos comuns

Ao desvendar alguns mitos podemos compreender melhor esta área profissional e colaborar melhor com os designers para criar a linguagem visual que dá forma ao nosso mundo.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?