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O que é o Rebranding? Que razões podem levar a um Rebranding? Descobre tudo no novo artigo d’ O Raio do Blog!
Como vimos anteriormente n’O raio do blog, o branding pode ser visto como uma gestão de marca que cria conexão com as pessoas, como uma estratégia que consegue gerar emoções e tornar a marca memorável. Essa estratégia envolve vários elementos como o nome, a identidade visual, o posicionamento de uma marca, etc.
Uma agência de marketing como a BOOMER pode ser essencial no planeamento dessa estratégia. Mas, com o tempo, surgem sempre novos desafios, novas tecnologias, e o próprio comportamento de compra por parte do consumidor sofre alterações. Quando se percebe que os resultados não estão a melhorar, começa a ser altura de pensar num rebranding.
A evolução é inevitável. Eventualmente, todas as empresas irão precisar de se reposicionar no mercado, seja para se adaptarem às novas tecnologias, ao consumidor, a novos produtos ou a diferentes serviços. Nesse sentido, o rebranding consiste em dar um novo significado à imagem de uma empresa e tem como objetivo alterar a perceção do público relativamente à marca. Por outras palavras, estamos a falar de simbolismos.
Um rebranding acaba por ser um processo natural, até porque existe sempre um amadurecimento da marca, e é normal que esta já não seja sempre vista da mesma forma.
Por vezes, o rebranding pode ser confundido com o restyling.
Numa estratégia de rebranding, são levadas a cabo modificações de grande dimensão, pelo que esta tem um caráter estratégico e, em alguns casos, pode até contemplar uma mudança de nome.
Já no restyling, estas modificações consistem mais numa atualização do logo, normalmente realizado em várias fases, e com alterações quase impercetíveis para não se correr o risco de deixar de ser reconhecido.
Por isso, e antes de realizarmos qualquer tipo de modificação, devemos ter em conta os motivos pelos quais consideramos qualquer uma das hipóteses e também a forma como o queremos implementar.
São vários os motivos pelos quais faz sentido optar pelo rebranding, tais como:
Qualquer que seja a razão, é preciso saber qual o momento adequado para se reposicionar no mercado e, chegada essa altura, é preciso ter em conta também todas as mudanças a que isso irá levar.
Antes de tomares qualquer decisão quanto à identidade e estratégia da tua empresa, começa por procurar entender quais são as necessidades do teu público-alvo. É imprescindível obter um diagnóstico completo para poder optar por uma estratégia que faça sentido e que corresponda às expectativas, por isso, não hesites em contactar uma agência de comunicação como a BOOMER para te ajudar neste processo que poderá envolver, entre outros aspetos:
Nem todos os processos de rebranding são iguais. Existem vários tipos que podem mudar completamente a imagem da marca, e outros que o fazem apenas em parte.
Quando a empresa quer mudar o branding sem qualquer motivo, tal pode ser mais prejudicial do que benéfico. É preciso ter em conta que existem outras estratégias de marketing que podem ser mais eficazes como, por exemplo, o marketing de conteúdo.
Se a empresa procura disfarçar alguma polémica, utilizar o rebranding não é aconselhável porque o público pode entender isso como uma fuga de responsabilidade.
Se for apenas para chamar a atenção e atrair público, vai ter um efeito temporário e terá pouco impacto nas vendas porque, na verdade, não existe nenhum motivo plausível por trás da mudança.
A marca da tua empresa é um processo em constante mudança, com uma adaptação permanente, e o rebranding é um processo natural de evolução, essencial a todas as marcas que querem crescer. Se já percebeste que a tua empresa precisa de um rebranding chegaste ao sítio certo. Estás pronto para mudar a imagem da tua marca?