O Poder da Psicologia das Cores

A psicologia das cores é o estudo acerca das diferentes cores que afetam as emoções, pensamentos e comportamentos humanos. Cada cor evoca diferentes respostas emocionais e, se conseguirmos compreender melhor esta associação, podemos desenvolver estratégias de Marketing mais bem-sucedidas.

 

De acordo com o Quick Sprout, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. Tirando partido destes dados, os marketeers podem moldar a perceção de uma marca e conectá-la com os consumidores de uma forma mais significativa.

O Papel das Cores no Design

A cor é um elemento importante no processo de comunicação. Na área do design, a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, quando é bem aplicada, proporciona maior eficácia também no que diz respeito ao Marketing.

As cores funcionam como um catalisador para que as estratégias de Marketing tenham os resultados desejados. Mas uma cor isolada pode não ser o suficiente para criar uma conexão intensa com o público. A mistura de cores quentes e frias pode resultar num efeito visual interessante e atraente, mas também pode afastar os consumidores. O conhecimento de cada cor e respetivas emoções que desperta vai ajudar o designer a compor o grafismo.

Aplicar a Psicologia das Cores
no Marketing

No infográfico How Colors Affect Conversion Rate, também da Quicksprout, podemos ver que os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos consumidores do que as suas versões a preto e branco. Porém, é crucial escolher as cores certas para o logótipo de uma marca, website e packaging.

Usar as cores de forma consistente e alinhadas à mensagem da marca e público-alvo pode aumentar o reconhecimento da mesma e estabelecer conexões emocionais.

Qual é a cor certa para vendas online?

A cor dos botões de CTA nos websites ou anúncios podem impactar de forma significativa a taxa de conversões e cliques. Ao usarmos cores contrastantes que se destacam dos outros elementos atraímos a atenção e incentivamos à ação.

Portanto, se queres usar a Psicologia das Cores para aumentar as vendas, é importante saberes que terás de testar várias opções e ver quais geram os melhores resultados. Idealmente, deves testar pelo menos duas opções diferentes para perceber que cores melhor convertem no caso do teu público-alvo. Podes saber sobre este tipo de testes neste artigo d’O Raio do Blog.

Associações Emocionais das Cores

É importante considerar as diferenças culturais na simbologia associada às cores quando se está a implementar campanhas de Marketing a nível global. As cores podem ter significados diferentes em culturas diferentes, por isso é imprescindível fazer uma pesquisa prévia ou podes mesmo ver alguns exemplos no artigo d’O Raio do Blog sobre Cor e Cultura. Adaptar as escolhas de cor é crucial para evitar associações negativas não intencionais.

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VERMELHO

É uma das cores mais simbólicas do mercado. Muitas vezes associado à paixão, excitação e urgência, o vermelho pode estimular a compra por impulso. O vermelho é também uma das cores mais utilizadas nas artes gráficas, principalmente em negócios ligados à alimentação, uma vez que estimula o apetite.

É uma cor chamativa e cria um sentido de urgência, fazendo com que seja a cor ideal para saldos ou ofertas de tempo limitado, por isso é muito usado em campanhas promocionais com o propósito de conduzir o consumidor a tomar uma ação.

AZUL

É uma cor que simboliza confiança e tranquilidade e é normalmente usada por instituições financeiras ou marcas relacionadas com saúde porque transmite um sentido de segurança e profissionalismo.

O azul pode ser interpretado pelas suas duas tonalidades: clara e escura. A primeira tem um significado mais subtil, associado à ideia de frescura e higiene. Já o azul-escuro é uma cor mais fechada, muito usada por empresas que querem transmitir sobriedade e seriedade.

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Clear Yellow wall

AMARELO

É comum utilizar esta cor como forma de chamar a atenção. Pode também ser usada para sinalizar situações de perigo ou de maior necessidade de cuidado. Representa felicidade, otimismo e criatividade, é uma cor que chama a atenção e é inspiradora.

O amarelo é comummente utilizado para atrair a atenção para janelas de lojas ou para estimular o apetite na indústria da restauração.

ROXO

O roxo ou violeta pode ser associado a sabedoria, calma e respeito. Pode ser usado para conferir um aspeto elegante e sofisticado. A cor roxa, muitas vezes, é também associada à luxúria, à espiritualidade e à criatividade pois apela ao lado artístico e imaginativo dos consumidores.

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Citrus. Lemon on a yellow background

LARANJA

O laranja é a escolha perfeita para quem quer cores vibrantes em campanhas e anúncios. Trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do consumidor, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de clientes.

VERDE

Associado à natureza, ao crescimento e à saúde, o verde é bastante usado por marcas ambientais e sustentáveis e para promover produtos orgânicos. Transmite uma sensação de frescura e harmonia.

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A psicologia das cores, assim, é uma ferramenta poderosa no Marketing, capaz de influenciar emoções, perceções e processos de decisão do consumidor. Incorporar estratégias de cor no Branding, Packaging, e CTAs pode ajudar a comunicar de forma mais eficaz a mensagem, aumentar o reconhecimento da marca e construir conexões mais fortes com o público-alvo. Compreender melhor as associações emocionais das diferentes cores e ter em consideração as sensibilidades culturais é essencial para desenvolver campanhas de Marketing que cativam e mantêm os consumidores num nível psicológico mais profundo.

 

Podes também ler mais sobre os estímulos do Marketing Sensorial como forma de intensificar o sentido da visão do público-alvo. Os cinco sentidos, quando aguçados, potencializam ações do subconsciente, levando o consumidor a tomar decisões emocionais, tal como os estímulos das cores.

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Sara Madureira

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