Ilusões de Ótica no Design: enganar os olhos e cativar a mente
O uso de ilusões de ótica no design gráfico permite aos designers brincar com perspetiva, proporção, cores e formas de maneiras únicas.
Imprimir é um ato mais complexo do que parece, não é apenas pegar num design e imprimir numa folha de papel. Dependendo do projeto, o processo de desenvolvimento de uma peça envolve escolha de imagens, artwork, layout, preparação para impressão, impressão, acabamentos, laminação, dobragem e até encadernação. Posto isto, são várias as possibilidades de alguma coisa poder falhar! Até designers com experiência podem cometer erros de iniciante quando não estão confortáveis com alguns detalhes da peça que estão a desenvolver. Assim que a impressão avança já não há volta atrás!
Print–ready é um termo usado para descrever um ficheiro que contém todas as especificações necessárias para produzir uma impressão de alta resolução sem necessitar de nenhuma alteração ou intervenção adicional.
Vemos constantemente erros de impressão como imagens pixelizadas, ou cores que não vão até ao limite da superfície. Quando uma impressora recebe um ficheiro que não está bem preparado para impressão, corrigir essa situação vai custar tempo e dinheiro e, muitas vezes, para poupar nos custos, as impressoras têm sistemas automatizados para revisão dos ficheiros, mas que podem deixar passar erros e enviá-los diretamente para produção.
Fatores comuns que impedem que um ficheiro esteja print-ready:
O tipo de ficheiro submetido para impressão também é importante, um ficheiro PDF de alta resolução é sempre preferencial. Ficheiros criados com outros programas profissionais como InDesign, Illustrator ou Photoshop, em que a terminação seja .EPS ou .TIF também são formatos bons para impressão.
Contudo, os ficheiros criados por programas menos profissionais para esta área, como Word, Publisher ou PowerPoint, por vezes requerem algumas alterações posteriores para poderem ir para produção.
Existem diferenças consideráveis entre uma impressora que teríamos em casa e uma impressora profissional mas, ainda assim, sem o código de cores certo, podem surgir problemas até mesmo no melhor equipamento de todos!
É possível escolher entre RGB ou CMYK quando se está a trabalhar num projeto que, à partida, será para impressão de alta qualidade, idealmente antes mesmo de o começar.
Por vezes, após a impressão, pode acontecer termos as cores erradas, mas o problema não está necessariamente no design. As impressoras não são todas iguais e não têm todas a mesma configuração. Para evitar falhas, é usado o sistema de cores CMYK que converte as cores em números para que estas sejam sempre interpretadas pelas impressoras da mesma forma.
Quando temos uma prova de cor, temos de ter em atenção que a cor que se vê no ecrã não é necessariamente a cor que irá sair na impressão. Isto acontece porque apesar do ficheiro estar em CMYK, os nossos ecrãs irão converter essas cores para RGB. Podes saber mais sobre RGB e CMYK no artigo “A cor: diferença entre cor-luz e cor-pigmento”.
Mas resolver as diferenças de cores de ecrã e cores impressas é apenas um dos problemas que podem surgir quando temos trabalhos para produção.
É pouco profissional entregar um pacote de materiais com impressões de cores diferentes nas diferentes superfícies. Existem materiais mais ou menos apropriados para impressão e nem sempre fazem sentido para o projeto desenvolvido, por isso é necessário escolher com cuidado.
Cada material tem diferentes propriedades e estas afetam diretamente a qualidade de impressão, tal como o brilho da cor, a claridade das imagens, a capacidade de resistência mesmo quando dobrado e o tempo que será usado. Para teres a certeza de que o resultado é o esperado, deves fazer uma pesquisa sobre os possíveis materiais e superfícies:
Como não existe uma única resposta certa, devemos ter atenção em alguns pontos cruciais na escolha da superfície de impressão:
Moral da história: a impressão parece algo simples, mas exige saber o que se está a fazer, com que objetivo, em que materiais. E isso requer experiência. Se precisas que os teus materiais fiquem perfeitos, trabalha com profissionais como a experiente Equipa de designers da Boomer!
O uso de ilusões de ótica no design gráfico permite aos designers brincar com perspetiva, proporção, cores e formas de maneiras únicas.
Ao desvendar alguns mitos podemos compreender melhor esta área profissional e colaborar melhor com os designers para criar a linguagem visual que dá forma ao nosso mundo.
E se nós te dissermos que lidamos diariamente com o Design Emocional sem nos darmos conta disso?