5 novidades do Adobe Illustrator 2023

Depois da integração de Inteligência Artificial no Photoshop Beta, agora foi a vez do Illustrator integrar novas funcionalidades que podem tornar o teu trabalho mais rápido e eficiente!

 

Deixamos aqui 5 novidades que a Adobe integrou no Illustrator em 2023.

1. Generative Recolor

Com esta ferramenta, podes alterar automaticamente todas as cores de um projeto, seja com uma série de opções pré-definidas ou através de IA, gerando paletas novas com um prompt de texto:

2. Filtrar Layers

Quando um projeto se torna mais complexo, com múltiplas layers de texto, formas, efeitos, etc., pode tornar-se difícil encontrar o que procuras. Agora o Illustrator tem uma funcionalidade para te ajudar: a possibilidade de filtrar os resultados de uma pesquisa nas layers através de nome ou outras propriedades (se se trata de texto, imagem, link, etc.).

3. Retype

Este é um daqueles recursos com potencial para poupar centenas de horas de trabalho: o Retype permite selecionar qualquer texto dentro de uma imagem e procurar a fonte ou fontes semelhantes dentro do catálogo do Adobe Stock.

4. Quick Actions

Às vezes dás por ti a pensar “quem me dera fazer isto só com um clique”? Se a tarefa que precisas de executar for uma das 5 Quick Actions do Illustrator, os teus desejos foram atendidos!

Procura na Lupa por “Quick Actions” e, para além de atalhos para transformar uma imagem em vetor e recolorir o teu projeto, encontrarás também opções de efeitos para texto como “Retro”, “Old School” e “Néon”.

Depois de aplicar o efeito, é possível ajustar os parâmetros no painel de Appereance (Aparência).

5. Partilha para Revisão

fonte: alura.com.br

Agora é possível partilhar diretamente o ficheiro do Illustrator com um colega ou cliente através de um link. Com o botão “Share”, podes partilhar o teu projeto sem ser necessário guardar um ou mais ficheiros / versões e enviar como anexo.