5 LIVROS ESSENCIAIS DE MARKETING DIGITAL – 2019
O Marketing Digital é uma área muito vasta que se desdobra em múltiplas vertentes e tem uma complementaridade com o Marketing em geral.
O Marketing Digital é uma área muito vasta que se desdobra em múltiplas vertentes e tem uma complementaridade com o Marketing em geral. Estando em constante crescimento e mutação, é necessário uma permanente atualização sobre as últimas tendências, novas mudanças ou previsões futuras de modo a alcançar os melhores resultados.
![](https://boomer.pt/wp-content/uploads/2023/06/BLOG-INSTAGRAM-NEWSLETTER-parte-2_w22_CoMarketing_banner-blog.png)
Atualmente há inúmeras formas de consumir conteúdo de praticamente todos os ramos do Marketing Digital, seja através de cursos presenciais, workshops, livros, vídeos online, podcasts, entre outros. O Livro é um excelente meio para adquirir conhecimento devido a ser prático, acessível e, mais importante, haver publicações regulares dos melhores profissionais da área.
Devido à imensa dimensão de vertentes do Marketing Digital, neste artigo reunimos 5 livros essenciais para o Marketing Digital em geral, atualizados e úteis a qualquer profissional que esteja inserido na área. Se estudas, trabalhas ou pelo menos tens interesse sobre a área, não podes perder a seguinte lista:
1 – OS 8’PS DO MARKETING DIGITAL (CONRADO ADOLPHO)
O livro “8P’s do Marketing Digital” do brasileiro Conrado Adolpho é uma verdadeira “bíblia” sobre Marketing Digital, sendo um excelente partido para desenvolver uma visão geral sobre a área. Com quase 1000 páginas, tem uma abordagem balanceada entre a componente estratégia e a parte prática, apresentando uma centena de estudos de casos além de inúmeras dicas de ferramentas aplicáveis às mais variadas situações. É um verdadeiro guia estratégico, táctico e operacional, essencial na estante de qualquer pessoa ligada à área do Marketing Digital.
2 – MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS (VÁRIOS AUTORES)
André Novais de Paula, André Zeferino, Frederico Carvalho, Marco Gouveia, Paulo Faustino e Virgínia Coutinho: um elenco de luxo do Marketing Digital em Portugal que juntos elaboraram um guia prático da área. Com uma abordagem direta sobre plataformas e meios, como Google Ads ou Email-Marketing, além de um capítulo dedicado a “Medição e Performance”, este livro pretende ser um verdadeiro manual de melhores práticas, garantido um aumento dos resultados nos meios digitais.
Lançado em Outubro de 2018, é um excelente complemento ao “Os 8P’s do Marketing Digital” pela sua abordagem concisa e direta à componente prática.
3 – DIGITAL MARKETING ANALYTICS (ANDRÉ ZEFERINO)
A análise de dados tem um destaque em particular nesta lista pela sua extrema importância e aplicabilidade em todas as vertentes do Marketing Digital. O André Zeferino, especialista no tema, lançou um livro denominado “Digital Marketing Analytics” que é um excelente guia para saber medir, interpretar e actuar sobre toda a componente analítica associada às estratégias e ações do Marketing.
Ao longo de sete capítulos, com vários exemplos e figuras, o leitor ficará capaz de saber lidar e usar este importante elemento para obter os melhores resultados possíveis.
4 – HEY WHIPPLE, SQUEEZE THIS (LUKE SULLIVAN & EDWARD BOCHES)
Escrever bem é uma arte extremamente valiosa na área do Marketing Digital pois a escrita (também denominada copywritting no jargão da área) está presente em quase tudo, como por exemplo a escrita de anúncios apelativos para o Facebook Ads ou a escrita de artigos para um blog.
O “Hey Whipple, Squeeze This” não é um livro especificamente dedicado ao Copywritting mas sim à publicidade como um todo, onde o Copywritting é parte essencial e acaba por ser evidenciado ao longo de todo livro. Através de exemplos e dicas de melhores práticas, os autores pretendem estimular a criatividade dos leitores, ensinando-os a escrever melhor e de acordo com cada situação.
É um livro recomendado a qualquer interessado na área do Marketing Digital pois o Copywritting é de facto uma poderosa ferramenta aplicável em quase tudo.
5 – UNMARKETING (SCOTT STRATTEN)
Num mundo cada vez mais competitivo onde os consumidores são impactados diariamente com inúmeras marcas e produtos, é necessário haver diferenciação para as empresas poderem sobreviverem e terem sucesso. “Unmarketing” de Scott Stratten é um livro que pretende ser disruptivo contra as práticas habituais da área, com a premissa que o consumidor “já está farto da comunicação habitualmente feita”.
Direto e mordaz, o “Unmarketing” é um livro que deve ser lido pelos pensamentos inovadores e ideias criativas que oferece, ficando ao critério de cada um o desenvolvimento e aplicação das mesmas.
BÓNUS – TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL 2019 (VÁRIOS AUTORES)
Este Ebook foi produzido pelo Helder Pinto que reuniu 14 profissionais de Marketing Digital para partilharem ideias e tendências para o próximo ano de 2019. Contendo mais de 50 páginas, são partilhadas as visões futuras sobre as mais diversas áreas do digital, como a marca pessoal, chatbots ou SEO.
É totalmente gratuito e o Download pode ser feito em: https://helderricardopinto.com/e-book-gratuito-tendencias-marketing-digital-2019/.
Aproveita este excelente conteúdo e conhece a opinião de alguns dos melhores profissionais de Marketing Digital em Portugal!