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Tenhamos gostado mais ou menos de 2020, a verdade é que foi um ano de enormes desafios no mundo digital. Teletrabalho, compras online, lives, videochamadas… tudo se tornou familiar, não é mesmo? E que desafios reservará 2021 para os profissionais de Marketing?
2020 chegou (finalmente) ao fim. Ufa! Quem estava farto deste interminável ano ponha o dedo no ar!
Tenhamos gostado mais ou menos de 2020, a verdade é que foi um ano de enormes desafios no mundo digital. Teletrabalho, compras online, lives, videochamadas… tudo se tornou familiar, não é mesmo? E que desafios reservará 2021 para os profissionais de Marketing?
Sempre atenta, a equipa Boomer reuniu aquelas que já são consideradas as tendências de Marketing Digital para este ano, fruto dos novos hábitos que a pandemia trouxe à vida dos consumidores e das empresas.
Com o teletrabalho, o lockdown e até o isolamento profilático em alguns casos, as redes sociais afirmaram-se ainda mais enquanto forma simples e célere de comunicarmos uns com os outros. Assim, a estratégia de social media das empresas deve ser uma prioridade para este ano. Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube serão as principais plataformas sociais de 2021, mas o TikTok e o Reels têm vindo a crescer. Aproveite e espreite os 5 mitos associados às redes sociais e que já aqui tivemos oportunidade de explorar!
Nada substitui o contacto real mas, quando tal não é possível, o vídeo é o formato que mais se aproxima dessa interação. Ele prende o consumidor e vários estudos indicam que, em 2021, em média, cada utilizador passará 100 minutos por dia a assistir a este tipo de conteúdo. Já num dos nossos artigos anteriores, Tendências de Marketing Digital 2020, tínhamos alertado para esta realidade.
Foram vários os setores que, no ano passado, apostaram nos eventos online (como o caso das exposições virtuais e das feiras). Esta tendência veio para ficar. Contudo, assistir a um concerto através do telemóvel, por exemplo, não é o mesmo que estar lá presencialmente. Para aproximar o máximo possível os espetadores da experiência real, a preferência recairá sobre os diretos, idealmente em vários canais em simultâneo e incentivando quem assiste a interagir.
O conteúdo efémero, tal como as stories (duração de 24 horas), tem atraído a simpatia dos utilizadores. Este conteúdo permite obter uma resposta rápida por parte do público e gera bastante interação. Outra das tendências para 2021 está ligada ao marketing de nostalgia, afinal, quem não gosta de reviver boas memórias? Podem resgatar-se músicas, filmes ou até mesmo embalagens do passado.
Em 2020, o comércio eletrónico bateu recordes, seja entre empresas, seja na relação empresas-consumidor. Se até aqui o e-commerce era uma opção, em 2020 virou uma preferência que veio para ficar. Quanto mais personalizável for a experiência de compra, melhor!
Nos últimos meses, quantas vezes ouviu a frase “apoio o comércio local”? Essa é uma preocupação que se encontra generalizada. 9 em cada 10 experiências online, durante 2020, tiveram início em motores de busca e as pesquisas locais foram as que mais aumentaram. Tire partido de ferramentas (grauitas) como o Google My Business.
Os anos mudam, mas há ferramentas que continuam do nosso lado! O avanço tecnológico permitiu aperfeiçoar a personalização e automação do e-mail marketing, uma das estratégias mais eficientes na hora de captar novos possíveis clientes. Não o desperdice!
Já percebemos que automação será uma das palavras-chave do marketing em 2021. Embora os chatbots não sejam uma novidade, eles melhoram efetivamente a experiência do cliente e reduzem a pressão sobre a equipa de atendimento ao cliente. São ainda ótimos para a geração de leads, aumentam o envolvimento do cliente, permitem o acompanhamento do cliente 24h/dia e permitem obter dados valiosos sobre o seu público e o que o motiva.
Todos (ou quase todos, vá!) marcamos presença em várias plataformas, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e, consequentemente, estamos assoberbados de informação. A tendência será para o consumidor se tornar mais exigente e privilegiar fontes credíveis. O Google Discover é uma das plataformas mais usadas na hora de se fazer uma pesquisa. Assim, as empresas devem investir na produção e divulgação de conteúdos informativos recorrentes, que sejam alvo de destaque no Google Discover.
As marcas têm vindo a perceber o poder de influência do consumidor comum, cuja experiência serve de exemplo a outros possíveis consumidores/clientes. As pessoas tendem a confiar em outras pessoas nas quais se reveem, pelo que o termo nanoinfluencer tem ganho expressividade: eles têm pequeno alcance, mas alto poder de influência por serem autênticos, próximos e confiáveis.
Segundo a Deloitte, os consumidores não só gostam de seguir as experiências dos outros, como gostam de partilhar as suas próprias experiências. Motive essa participação partilhando essas reviews, por exemplo.
Em suma, e se tivéssemos de resumir as nossas previsões para 2021 em poucas palavras-chave, diríamos que 2021 será sinónimo de automação, credibilidade, identificação, imediatismo e interação.