Marketing Digital: 5 sugestões (atuais!) de leitura
Esta é, muito provavelmente, uma das perguntas que mais nos fazem: “Gostava de ter umas noções de Marketing Digital. Que livro me recomendam?”.
Esta é, muito provavelmente, uma das perguntas que mais nos fazem: “Gostava de ter umas noções de Marketing Digital. Que livro me recomendam?”. A pensar nos iniciantes, mas também com algumas propostas “hard level” à mistura, hoje trazemos 5 sugestões de leitura importantes como o raio! Não te tornarás “o Cristiano Ronaldo das redes sociais” só com isto – até porque os bons resultados exigem muita prática e muita tentativa-erro – , mas com um bocadinho de empenho marcarás golos certeiros como o Éder!
Isto é Marketing (Seth Godin)
Há livros técnicos e depois há livros técnicos que não parecem sê-lo! É o caso de “Isto é Marketing”, um livro de Seth Godin que, através de vários case studies, explica o que é o Marketing e como ele está tão presente nas nossas vidas.
Para Seth Godin, o Marketing pode ser dividido em 5 passos: inventar algo novo que valha a pena ser inventado, projetar e construir esse algo de modo que agrade à audiência, contar uma história que faça sentido para o mercado viável, divulgar e estar presente de forma generosa. O Marketing é, no fundo, contar histórias, gerar empatia, estabelecer relações e criar experiências.
“Se queres ser visto, aprende a ver”, é este o lema de Seth Godin e estamos tentados a concordar!
Sabe mais sobre este livro aqui.
500 dicas de Marketing nas redes sociais (Andrew MaCarthy)
Este livro é uma espécie de guia, um guia para o sucesso das empresas nas redes sociais! Aqui não faltam centenas de exemplos de estratégias para usar em Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest, Twitter e até no TikTok.
Como implementar um plano de marketing consistente, como dar a conhecer a marca, fidelizar clientes, atingir objetivos, aumentar o tráfego no site ou aumentar as vendas? As redes sociais podem dar um grande impulso em todos esses objetivos.
Sabe mais sobre este livro aqui e aproveita para espreitares este nosso artigo sobre os 5 mitos sobre as redes sociais que as empresas devem ignorar.
Marketing de Conteúdo – a moeda do século XXI (Rafael Rez)
Parece um chavão, mas é uma grande verdade: entregar conteúdo ajuda a atrair clientes e até a aumentar as vendas. Nesta Bíblia do Marketing de Conteúdo, Rafael Rez conta de forma simples, direta, com um excelente fio condutor, a História do Marketing de Conteúdo e o seu próprio percurso na área.
Para o autor, ter uma estratégia de gestão de redes sociais não é só produzir posts. Manter o foco na persona, planear, mostrar consistência e entregar conteúdo de valor são fundamentais na hora de cativar o novo consumidor digital. Mas Marketing de Conteúdo não é só redes sociais!
Calendário editorial, tom de voz da marca, otimização de conteúdo e funis de conversão para leads (e ir além dos e-books como isca digital!) são apenas alguns dos conceitos presentes.
Sabe mais sobre este livro aqui.
Contágio (Jonah Berger)
Este é um livro sobre fenómenos virais e que certamente vai agradar a todos aqueles que gostam de tentar compreender as massas e os novos hábitos de consumo. Já te perguntaste porquê que reencaminhas certos e-mails e piadas no WhatsApp? Ou porquê que o “Gangnam Style” esteve na moda? Ou porquê que alguns boatos se transformam em verdades inquestionáveis?
Não sendo um livro técnico, “Contágio” dá exemplos muito reais de fenómenos que mostram o poder da transmissão social. Damos um cheirinho: para Jonah Berger, são seis os fatores cruciais que ajudam na disseminação de uma informação, ideia, história ou notícia: potencial social, alavancas/gatilhos, sentir emoções, ser público, valor prático e saber contar uma história.
Sabe mais sobre este livro aqui.
Marketing Performance: 80 métricas de marketing e vendas (Pedro Celeste e Luís Bettencourt Moniz)
Nível avançado, é assim que definimos este livro!
Não é possível gerir aquilo que não se mede. Este livro vem ajudar a medir o impacto das decisões nos domínios comercial e de marketing em mercados B2B ou B2C através de 80 métricas capazes de avaliar esse desempenho.
Completo e rigoroso, “Marketing Performance” mostra que não existe uma métrica única para todas as empresas, cada caso é um caso com base na cultura da empresa, no seu setor de atividade, no seu modelo de benchmarking, entre outras variáveis. É por isso que este livro é tão importante, por explicar de forma isolada cada métrica, a sua aplicabilidade e forma de cálculo. É ainda explicado como as métricas podem ser aplicadas às áreas estratégicas, comerciais e de marketing, de forma simples, complexa ou combinada.
Sabe mais sobre este livro aqui.
Já conhecias algum destes livros? Procuras melhorar o teu negócio? Se precisas de ajuda profissional para planear a estratégia da tua empresa ou marca, fala connosco!