© 2023 | BOOMER
Um bom anúncio consegue alcançar as pessoas certas, no momento certo. No entanto, na hora de criar um anúncio, é comum existirem falhas que são prejudiciais para o sucesso da campanha. Conhece os 6 erros mais comuns.
Um bom anúncio consegue alcançar as pessoas certas, no momento certo. No entanto, na hora de criar um anúncio, é comum existirem falhas que são prejudiciais para o sucesso da campanha. Conhece os 6 erros mais comuns.
Achar que não é necessário anunciar porque a página já aparece em primeiro lugar nos resultados orgânicos é um erro. Nas páginas de resultados da Google os resultados orgânicos são apresentados entre os resultados pagos, ou seja, se existirem anúncios relevantes (pagos) para a pesquisa do utilizador, o Google vai apresentar esses anúncios acima dos resultados orgânicos. Além de perderes a oportunidade de aparecer mais vezes nos primeiros resultados, deixas aberta a possibilidade de marcas concorrentes ocuparem uma posição melhor.
Quando se trata do Google AdWords, as palavras-chave são essenciais, uma vez que são elas que geram leads no teu anúncio.
Ao escolher as palavras-chave é importante:
Se queres que o teu anúncio se destaque entre tantos outros, é importante criares um título e uma descrição que sejam coerentes e que não passem ideias erradas sobre a empresa.
É provável que as pessoas reparem mais no texto do título, pelo que se deve ponderar incluir palavras que elas possam ter utilizado na respetiva pesquisa no Google.
O AdWords utiliza a Rede da Google que é composta por duas redes:
A Rede de Pesquisa (pesquisa Google, Google Maps, Grupos do Google e sites associados) e a Rede Display (propriedades do Google: como o Youtube, Blogger, Gmail e outros sites associados). Ambas têm benefícios e, por isso, é importante tê-las em consideração quando se definem os objetivos das campanhas.
A taxa de conversão está bastante associada à quantidade de cliques necessários para se chegar a um produto ou serviço. Quantos menos cliques forem necessários, maior é a conversão. Para além disso, se o utilizador chega rapidamente ao local desejado, maior é a probabilidade de conversão.
Por outro lado, o URL de visualização é composto pelo domínio do URL final e pelo texto dos campos “caminho” opcionais. Estes campos foram concebidos para ajudar as pessoas que veem o seu anúncio a terem uma melhor noção do local para onde serão direcionadas ao clicar.
O maior erro cometido em campanhas, está associado à escolha das keywords. Muitas vezes, aquilo que se faz é colocar todas as palavras-chave associadas ao serviço ou produto a promover e isso está errado!
Para chegar aos anúncios de topo é preciso saber como direcionar as palavras corretas, no caminho certo. Como tal, é importante saber utilizar grupos de anúncios.
Um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios que segmentam um conjunto partilhado de palavras-chave. Muitos anunciantes consideram útil basear os grupos de anúncios nas secções ou nas categorias que aparecem nos respetivos websites.
Se um grupo de anúncios tem muitas palavras-chave diferentes, o anúncio apresentado terá de ser mais genérico, sendo menos relevante e, por isso, com um CPC (custo por clique) mais elevado.
Já percebeste que para alavancar o teu negócio, precisas do Google AdWords. Ainda assim, não esperes que a ferramenta faça tudo sozinha – otimiza ao máximo o teu website e potencia as ferramentas de marketing digital a favor do sucesso da tua marca!